terça-feira, 1 de maio de 2012

Linguagem de Programação Educacional.

PROPOSTA 1

Squeak


sqlogo2

A SqueakLândia é uma comunidade que promove a utilização do Squeak. É um software livre para uso educacional para todas as faixas etárias, ótima para iniciação da aprendizagem para programação orientada a objetos, proporcionando a criatividade e à construção de conteúdos educativos com características multimídia, abre um mundo de possibilidades de exploração e experimentação em todas as áreas de conhecimento, além de proporcionar a simulação e representação de modelos. O uso deste software no contexto educacional pelos professores desenvolve nos alunos vontade de criar, conhecer e investigar, promovendo a construção do conhecimento, ou seja, e aluno deverá ensinar o computador a fazer/construir.
Pode ser baixado a partir deste endereço eletrônico.
O Squeak possui a área de trabalho, também conhecida de desktop onde se desenvolvem os projetos.
areasqueakUm projeto Squeak é um documento que leva consigo um conjunto de características da versão Squeak no qual foi desenvolvido, incluindo o idioma e todos os recursos internos utilizados, como imagens e sons importados, o Squeak e têm a extensão “.pr”.
No Squeak tudo são objetos. Tudo o que existe num projeto é tratado por objeto: um texto, uma imagem, fixa ou animada, um leitor/reprodutor de media, um desenho, entre outros.
Para criar um objecto desenhando no Squeak, ative o bloco de desenho, dando um clique no botão da legenda (1) na Barra de Menu.
squeak1
Legenda de alguns dos recursos do Squeak:
(1) Botão de desenho e pintura;
(2) Ferramentas de edição: lápis, preenchimento, seletor de cores e apagador;
(3) Definição de espessuras;
(4) Seletor de cores;
(5) Objetos geométricos: linha, rectângulo, elipse, polígono irregular e estrela;
(6) Carimbo “seleciona uma parte do desenho para reprodução”;
(7) Ampliador – aumenta o tamanho do objecto desenhado
(8) Ferramenta de rotação dos objetos desenhados;
(9) Botões de edição: Anula ” última ação”; Fica “aceita o desenho”; Limpa “apaga
tudo”; Lixo “fecha o editor sem alterar o desenho”.

Informática na Educação Uso do computador como mediador no processo ensino-aprendizagem na educação.

Projeto (Proposta de notícias)
Proposta 2

Informática na Educação


De acorodo com Valente Informática na Educação é a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. No entando, o professor deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.
O uso do computador no processo ensino-aprendizagem pode ser feita para continuar transmitindo a informação para o aluno “processo instrucionista”, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem fazendo o uso do computador “processo construcionista”.

ABORDAGENS INSTRUCIONISTA E CONSTRUCIONISTA

  1. INSTRUCIONISTA: Esse paradigma consiste em implementar no computador uma série de informações e essas informações são passadas aos alunos na forma de um tutorial, exercício-e-prática, jogo, simulação. É o paradigmaque transfere para o computador a tarefa de ensinar, ou reforça as atividades realizadas em sala de aula. O ensino instrucionista é meio mais utilizado ainda nas escolas.
  2. CONSTRUCIONISTA: Papert denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento, o computador passa a ser apenas um suporte, em que aluno ensina o computador por meio da exploração, interação, investigação e descoberta, e o professor é mediador. No construcionista o aluno constrói algo de seu interesse, tornando aprendizagem mais significativa. Exemplo de atividades que podem ser desenvolvida neste paradigma, é o uso da linguagem de programação Logo.

O computador no processo ensino-aprendizagem


…quando se pensa em Informática na Educação pode-se imaginar, que é necessário ensinar o professor dominar o computador ou software. Mas o importante, é que o professor saiba e aprenda como utilizá-lo e como este pode ser integrado no processo de ensino dos conteúdos.
Exigindo, assim, uma formação bastante ampla e profunda do professor, porque é necessário pensar: como? que ferramentas? que recursos?, vai ser utilizado para auxiliar nas aulas (matemática, português, física…). A Informática na Educação exige, e é necessário a formação do professor, pois além de saber utilizar o computador, o professor precisa saber qual proposta metodológica que vai nortear o seu trabalho. Pois, o simples fato de existir laboratório de informática nas escolas, não garante uma melhoria na qualidade de ensino; na verdade o que se deve pensar e refletir, é sobre a metodologia de trabalho que insere o uso do computador no processo ensino e aprendizagem.